Piauí
SAF realiza primeiro encontro de 2026 com quitandeiros de Teresina e região metropolitana
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou o primeiro encontro de 2026 com quitandeiras e quitandeiros da capital e da grande Teresina, que teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas em 2025 e construir, de forma participativa, o planejamento para o novo ano.
Durante o encontro, foi apresentado um balanço das conquistas alcançadas no último ano, além da identificação de pontos que precisam ser aprimorados. Também foram discutidas as projeções para o projeto Quitanda em 2026, considerando os desafios do calendário eleitoral, grandes eventos e a expectativa para o período chuvoso.
Segundo o diretor de Inovação da SAF e coordenador do Projeto Quitanda, Tiago Ribeiro Patrício, o momento foi estratégico para alinhar expectativas e fortalecer o movimento. “Fizemos um balanço do que foi construído em 2025, identificamos pontos a melhorar e planejamos, junto com as quitandeiras e quitandeiros, as ações para 2026”, destacou.
Tiago ressaltou ainda a importância da escuta dos grupos e da participação coletiva no processo de planejamento, fortalecendo um movimento que já soma três anos de construção conjunta.

Além de grupos que participam do projeto desde o início, o encontro contou com a presença de novos coletivos que iniciaram suas atividades em 2026, como o grupo do Alto do Gaspar.
A importância da iniciativa também foi destacada pelas agricultoras familiares. Para Patrícia Carvalho, agricultora familiar, apicultora e meliponicultora de São Miguel do Itapuio, a Quitanda representa oportunidade de crescimento e ampliação dos negócios. “Nossa expectativa é expandir e alcançar mais clientes, trabalhando com mel, própolis, cosméticos e outros produtos feitos a partir da nossa própria produção”, afirmou.
Já a agricultora Dorivania Almeida destacou a segurança que o projeto oferece para a comercialização da produção. “A Quitanda é importante porque a gente sabe onde vai produzir e para onde vai vender, o que garante mais segurança e evita prejuízos”, disse.
Atualmente, além da Quitanda de Teresina, o Piauí conta com seis quitandas em funcionamento no interior, principalmente na região Norte. Para 2026, a expectativa é ampliar a iniciativa com a implantação de sete novas quitandas na região Sul, em municípios como Floriano, Picos, Bom Jesus, Corrente, Paulistana e São Raimundo Nonato.
Fonte: Governo do Piauí
-
Educação15 horas atrásDesenrola: R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas pela Caixa
-
Educação20 horas atrásCenso Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
-
Esportes20 horas atrásBrasil pega Itália atrás de reabilitação na Liga das Nações de vôlei
-
Piauí18 horas atrásPiauí Saúde Digital amplia atendimento e passa a oferecer consultas com médicos especialistas pelo celular
