Piauí
Piauí inicia parceria histórica com São Tomé e Príncipe para implantação do Piauí Saúde Digital
O Governo do Piauí e a República Democrática de São Tomé e Príncipe formalizaram, nessa terça-feira (2), uma parceria histórica para a implementação conjunta do programa Piauí Saúde Digital. A iniciativa consolida a cooperação internacional do estado na área de saúde pública, inovação e transformação digital. O objetivo é exportar a tecnologia e o conhecimento operacional desenvolvidos pelo Piauí, a fim de apoiar a implantação de um projeto piloto do programa em São Tomé e Príncipe.
O processo envolve articulação institucional e conta com o apoio da Embaixada do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa; da Embaixada da República Democrática de São Tomé e Príncipe; da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); do Ministério da Saúde do Brasil; da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi); e do Escritório Internacional da Investe Piauí na Europa, sediado em Lisboa.
De acordo com Daniel Martins, diretor comercial da Investe Piauí para Mercados Europeus, o momento simboliza a consolidação de um trabalho iniciado ainda em 2024 e que agora ganha escala internacional. “Estamos participando de um dia histórico, em que o Estado oficializa essa parceria. O evento que realizamos no Piauí, com a presença de países de língua portuguesa, conhecendo de perto a realidade do programa Piauí Saúde Digital, torna essa tecnologia agora exportável para São Tomé e Príncipe”, destacou.
O percurso até a formalização da parceria começou a ser construído em novembro de 2024, quando o governador Rafael Fonteles apresentou o Piauí Saúde Digital durante reunião do Secretariado Executivo da CPLP, em Lisboa. Na mesma agenda internacional, o programa também foi apresentado na Web Summit 2024, ampliando a visibilidade de uma solução pública inovadora e replicável em diferentes realidades.
O avanço da cooperação ganhou novo impulso em abril de 2025, com a participação do Escritório da Investe Piauí na VII Reunião dos Ministros da Saúde da CPLP, realizada em São Tomé e Príncipe. Na sequência, entre os meses de maio e junho, delegações de países da CPLP visitaram o Piauí para conhecer de perto a operacionalização do programa nos municípios de Cocal de Telha e Piripiri. A equipe também participou de reuniões técnicas na Sesapi e de ações integradas com a Secretaria de Educação (Seduc).

Segundo Daniel Martins, o apoio institucional e a articulação multilateral foram decisivos para que o projeto avançasse. “Contamos com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério da Saúde do Brasil e da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí. A partir da missão da CPLP, vamos exportar a tecnologia do Piauí Saúde Digital para São Tomé e Príncipe”, afirmou.
Agora, a parceria entra em uma nova etapa, voltada à realização de estudos técnicos e institucionais que irão subsidiar a implantação do projeto piloto na localidade. A formalização do protocolo de cooperação ocorreu em Lisboa, na Embaixada da República Democrática de São Tomé e Príncipe, o que reforça o papel estratégico da capital portuguesa como hub de articulação entre os países da CPLP.
“Estamos hoje na Embaixada de São Tomé e Príncipe, em Lisboa, realizando esse protocolo de cooperação. Para nós, é um dia honrado e feliz, porque exportamos tecnologia do Piauí para o mundo”, concluiu Daniel Martins.
Fonte: Governo do Piauí
-
Educação23 horas atrásBrasileira Débora Garofalo é eleita professora mais influente do mundo
-
Economia20 horas atrásMega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões
-
Economia22 horas atrásBolsa bate recorde e aproxima-se dos 186 mil pontos
-
Política23 horas atrásChefes de Poderes assinarão pacto contra o feminicídio no Brasil
