Brasil
Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que autoriza policiais legislativos de assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal a portarem armas de fogo. O texto foi publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União.
A nova lei altera o Estatuto do Desarmamento, de 2003, que já concede o porte de arma aos policiais legislativos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
No entanto, o presidente Lula vetou dois dispositivos do projeto que dispensavam os policiais de comprovar idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, como previsto no Estatuto.
De acordo com a mensagem de veto, essa dispensa representaria “flexibilização significativa do sistema normativo, retiraria garantias essenciais para o manuseio seguro de armas de fogo, com risco à política nacional de controle de armas e à segurança pública, e configuraria, ainda, violação ao disposto no art. 6º da Constituição, que consagra a segurança como direito social”.
Fonte: Agência Brasil
-
Esportes22 horas atrásPioneiras do futebol contam trajetória no programa Sem Censura
-
Piauí23 horas atrásMais policiais nas ruas, câmeras e recuperação de celulares: ações do Governo do Estado reduzem a criminalidade em Teresina
-
Piauí23 horas atrásCentral de Diagnóstico e pavimentação da PI-476 fortalecem Paulistana como polo regional
-
Piauí15 horas atrásRafael Fonteles inaugura recuperação da PI-217 e destaca nova ligação entre São Francisco do Piauí e Colônia do Piauí
