Nossas redes sociais

Piauí

Governo e municípios avançam em políticas de igualdade racial no Piauí

Postado

em

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) reuniram-se, nesta quinta-feira (29), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) em Teresina, com o presidente do órgão, Pompílio Evaristo Filho. A iniciativa busca firmar termo de cooperação entre Estado e municípios para fortalecer políticas públicas, engajando prefeitos na promoção da igualdade racial, com ênfase em comunidades quilombolas e indígenas do Piauí.

Entre os programas prioritários estão o Saúde da População Negra, a Educação Antirracista (para formação étnico-racial) e a criação de conselhos municipais. A iniciativa prevê avanços significativos na política de promoção da igualdade racial e dos povos originários nos municípios piauienses.

Foto: Ascom Sasc

Segundo a superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar, o Piauí tem mais de 40 municípios com comunidades quilombolas e 12 com populações indígenas. “Essas comunidades muitas vezes estão invisíveis nesses lugares. Sendo assim, é preciso que os gestores se apropriem, porque se nós queremos ter um estado sem a extrema pobreza, essa extrema pobreza tem cor, é a população negra”, explicou.

Superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar (Foto: Ascom Sasc)

Ainda segundo a superintendente, a população indígena e o povo de terreiro, presentes nos municípios com suas ricas histórias, têm tido suas narrativas apagadas ao longo dos anos. “Chegou a hora de trabalhar por políticas públicas para todos os públicos. Esse é o compromisso assumido hoje pelo presidente da APPM junto à Sasc. Ficamos felizes por essa oportunidade de dialogar e percebemos que a APPM tem um novo olhar para essa população”, acrescentou.

Participaram do encontro o secretário da Sasc, João de Deus Sousa, a superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar, e os diretores da Igualdade e Povos Originários, José Bispo e Cacique Henrique Manoel.

Foto: Ascom Sasc

Fonte: Governo do Piauí

Continue Lendo

Em alta