Nossas redes sociais

Piauí

Setor de nutrição da Nova Maternidade serviu mais de 600 mil refeições em 2024

Postado

em

A alimentação é uma prioridade para a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). Somente em 2024, o setor de nutrição da unidade de saúde produziu 618 mil refeições para pacientes, acompanhantes e colaboradores. A equipe de nutrição é reconhecida pelo compromisso com a qualidade e a segurança alimentar, atendendo com excelência a todas as necessidades nutricionais dentro da maternidade.

De acordo com a coordenadora do setor, Ruthe Pessoa, foram mais de 300 mil refeições destinadas a dietas especializadas, 118 mil para acompanhantes e 200 mil para colaboradores. Esses resultados foram alcançados graças às capacitações e à aquisição de equipamentos modernos.

“Uma das nossas prioridades é qualificar continuamente os colaboradores para que estejam sempre preparados para prestar um serviço de excelência. Além disso, as inovações na estrutura da área de nutrição aprimoram o trabalho e garantem ainda mais qualidade”, explica a coordenadora, ao ressaltar o impacto positivo dos novos equipamentos.

“Os carros térmicos, utilizados no transporte das refeições hospitalares, são essenciais para a manutenção da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos, além de minimizar riscos como a contaminação cruzada. Já o forno combinado reduz em 40% o consumo de água e em 60% o de energia. Outra aquisição importante foi a implementação do sistema de catracas com reconhecimento facial, que oferece mais agilidade no acesso de colaboradores e acompanhantes ao refeitório”, acrescentou.

Outra medida fundamental para os indicadores de qualidade foi a adoção do método Kanban, que organiza o fluxo de trabalho e a gestão dos insumos com controle rigoroso do desperdício, mantendo uma taxa de apenas 10% de perdas.

“Esse sistema, que utiliza cores para sinalizar a necessidade de reposição de itens, contribui para o planejamento e a organização das operações do setor, minimizando desperdícios e melhorando a logística interna”, destacou Fabíola Sheyenny, supervisora da Unidade de Nutrição e Alimentação (UAN).

A paciente Benedita Medeiros, da cidade de Esperantina, mãe dos gêmeos Ravi e Heitor, destaca a importância de ter recebido uma alimentação cuidadosamente preparada, de acordo com as orientações da sua dieta.

“Desde a minha chegada, sempre fui bem atendida. A equipe demonstra uma preocupação diária com a paciente. A comida é sempre bem preparada, equilibrada e especialmente importante para quem está amamentando. A alimentação é ótima e nos dá energia, principalmente no pós-parto”, pontuou a paciente.

O setor de Nutrição é dividido entre a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), o Lactário e a Nutrição Clínica. Ele funciona todos os dias, com equipes de plantão 24 horas, garantindo que as refeições sejam fornecidas nos horários e condições ideais.

Nutrição Clínica realiza 5 mil atendimentos mensais beira-leito

Na NMDER, a equipe de Nutrição Clínica realiza visitas diárias nas enfermarias, monitorando o estado nutricional das pacientes e realizando ajustes dietoterápicos. Em 2024, foram registrados mais de 5 mil atendimentos mensais beira-leito.

“Os avanços na nutrição clínica incluem a implementação da triagem nutricional, visando a identificação precoce de riscos nutricionais, além da atualização de protocolos assistenciais para garantir um atendimento de qualidade”, pontuou Ruthe Pessoa.

Já o Lactário oferece preparações lácteas para recém-nascidos, seguindo rigorosamente as prescrições médicas, garantindo a segurança alimentar dos bebês e o suporte necessário às mães.

“Nosso setor é responsável pela nutrição dos bebês para os quais o leite materno não é viável ou que apresentam restrições alimentares. Vale ressaltar que o cuidado na assistência e no preparo dessas fórmulas lácteas é fundamental para que o bebê possa ganhar peso, ter uma boa recuperação e retornar para casa o quanto antes. Além disso, são preparações apropriadas e seguras do ponto de vista microbiológico e nutricional”, afirmou Márcia Leopoldino, supervisora do Lactário.

 

Fonte: Governo do Piauí

Continue Lendo

Em alta