Nossas redes sociais

Piauí

Seduc usará dados das avaliações para tomar decisões e melhorar a gestão educacional

Postado

em

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, esteve reunido nesta terça-feira (31) com os superintendentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e membros do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF) para analisar os dados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

Durante o encontro, Washington Bandeira pontuou que a equipe pedagógica da Seduc, das Gerências Regionais e das escolas, podem e devem usufruir do resultado das avaliações do SAEPI para a tomada de decisões sobre o processo pedagógico que irão adotar para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

“No ambiente escolar, essas decisões podem ocorrer em todos os níveis, desde um professor que percebe a necessidade de fazer a revisão para um grupo específico de alunos que não compreenderam certo conteúdo, chegando a um gestor que decide criar um programa de monitoria ou reforço escolar”, explicou o secretário.

Washington Bandeira destacou ainda que as avaliações vão acontecer com mais frequência e para todas as séries. “Nosso objetivo é acompanhar de perto o desempenho dos alunos. Nossa meta é ter um banco de dados onde possamos ver a nota do aluno, a média da sala, ou a média da série por instrumento de avaliação. Sem sair da minha sala, quero acompanhar desde o desenvolvimento individual do aluno até o geral e a partir dessa informação ter um planejamento estratégico para avançar os índices”, disse.

O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) foi criado, em 2011, pela Secretaria de Estado de Educação do Piauí em parceria com o CAEd/UFJF. O sistema avalia estudantes regularmente matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, de ambas as redes, e os estudantes do 6º do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e integrado da rede estadual.

Fonte: Governo do Piauí

Em alta