Piauí
Seduc prepara programação especial para o Salão do Livro do Piauí
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está preparando uma programação especial para a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que tem sua abertura oficial marcada para esta sexta-feira (11). O público presente na feira do livro terá a oportunidade de conhecer os principais projetos de leitura produzidos nas escolas da Rede Estadual de Educação, por meio de estandes de exposição, e assistir às aulas de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o projeto Imersão Enem.
A programação especial da Seduc inicia na segunda-feira (14) e segue até sexta-feira (18). A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fará a distribuição de 5 mil cheques-livros para os estudantes da Rede Estadual de Educação de Teresina e da Grande Teresina, como forma de incentivar a leitura e a participação dos jovens na feira.
Os 5 mil estudantes contemplados terão o valor de R$ 20,00 para adquirir livros durante a feira, que ocorrerá de 11 a 20 de agosto, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além dos cheques-livros, a Seduc investirá mais R$ 100 mil no evento, por meio de ações como o Imersão Enem, proporcionando revisões para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, com apoio para o Enem; o Seminário Língua Viva para os professores, além de outras atividades que serão realizadas durante o Salipi.
A Imersão Enem é um projeto criado pela Fundação Quixote, em parceria com a Seduc, para que os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que estão focados no Enem, não percam aulas durante a visita ao Salipi. Durante o evento serão ofertadas revisões voltadas para o Enem e os alunos, além da oportunidade de participar das revisões, podem visitar a feira e participar de outras atividades do evento. Durante 5 dias, renomados professores do Piauí ministrarão aulas em todas as áreas do conhecimento, como Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Redação e Matemática. Todas as vertentes do Enem estarão nesse espaço de aprendizagem que se transforma no Salipi. A Imersão Enem tem a capacidade para receber 300 estudantes.
No estande da Seduc, as escolas apresentarão ao público os principais projetos de leitura e práticas pedagógicas, com a participação de alunos, professores e gestores, entre os dias 14 e 18 de agosto, nos turnos manhã e tarde. Dentre as apresentações, estarão peças teatrais, poesias, desenhos, fotos, músicas, exposição de obras literárias e demais projetos.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de incentivar a leitura dos estudantes. “É com a leitura que os estudantes conseguem melhor o raciocínio lógico, melhora sua escrita, sua fala e a sua própria identidade como cidadãos. É por isso que na nossa gestão as ações de incentivo e estímulo à leitura serão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Além do cheque-livro e do Imersão Enem, iremos levar algumas ações de leitura empreendidas nas escolas de Tempo Integral para apresentação à sociedade para que todos conheçam o trabalho que vem sendo feito nas nossas escolas pelos nossos professores e estudantes”, comentou Bandeira.
O Salipi acontecerá no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, e contará com atividades como: Feira de Livros; Bate-Papo Literário; Seminário Língua Viva; Estação Letras e Expressões; Espaço Criança Liz Medeiros; Palco de Música Marcus Peixoto; Palco de Dança Hely Batista; Praça e Café Escritor Assis Brasil; Galeria Afrânio Castelo Branco; Concurso Jovens Escritores; Curso de Escrita Literária; Espaço Conexão SALIPI; Canal SALIPI; Arena Salipinho; Arena Cordel; Imersão Enem; Praça de Alimentação e áreas para oficinas e performances.
Fonte: Governo do Piauí
-
Piauí23 horas atrás
Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia
-
Brasil16 horas atrás
Hoje é Dia: 20 anos de tsunami e Guerra do Paraguai são os destaques
-
Educação12 horas atrás
MEC realiza consulta sobre obras do PNLD até final de janeiro
-
Piauí11 horas atrás
Piauí é referência em políticas de inclusão para as pessoas com deficiência