Nossas redes sociais

Piauí

Seduc alinha ações para ampliação de rede protetiva nas escolas

Postado

em

Um primeiro diálogo visando melhorar o relacionamento entre escola, família e comunidade foi tema de reunião coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e instituições que atuam no trabalho protetivo de crianças e adolescentes, nessa quarta-feira (5).

Para além do trabalho pedagógico, a Seduc atua no âmbito escolar na reparação das relações através do diálogo, dos círculos de paz e das reuniões restaurativas. Neste cenário, encaminhou-se a formação de Grupo de Trabalho com os demais setores da sociedade civil para a articulação de rede protetiva para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O Superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres; a Superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; e a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), Ana Rejane Barros; conduziram o diálogo detalhando as ações efetivadas na rede estadual de Educação que colaboram para uma melhoria na prevenção e na resolução positiva de conflito escolar.

“A escola pode ser o catalisador das transformações destes jovens. Vamos atuar com as demais instituições competentes no sentido de incentivar esta força transformadora da educação para além do espaço escolar, aproximando educadores e família na mediação do clima escolar e resolução de conflitos priorizando a cultura da paz”, lembrou o superintendente Rodrigo Torres.

As instituições com representantes no encontro foram: Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Polícia Militar – Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), Ministério Público do Piauí, Secretaria de Relações Sociais do Piauí (Seres), Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí e Conselheiros Tutelares.

Fonte: Governo do Piauí

Em alta