Nossas redes sociais

Piauí

Saúde já realizou mais de 30 mil exames nos caminhões de mamografia

Postado

em

Os caminhões de mamografia, iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), seguem percorrendo os municípios piauienses levando exames especializados para as mulheres de diferentes municípios. Em três meses de operação, os caminhões já realizaram 30.381 exames de mamografia.

Os recursos para o desenvolvimento das ações do projeto são oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro (MDB) e, desde a implantação do programa, os seis caminhões já percorreram 83 cidades piauienses. Na próxima semana, serão beneficiados os municípios de Olho D’Água do Piauí, Santo Antônio, Simões, Altos, Jerumenha, Joca Marques e Madeiro.

O público-alvo são mulheres com idade entre 40 a 69 anos, que devem agendar o serviço nos municípios onde moram. A regulação é feita por meio das secretarias municipais de saúde, como explica o diretor da  Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Rodrigo Martins. “Os exames são agendados por meio da atenção básica e as pacientes receberão a data e horário previsto para realização. Por isso, pedimos que essas mulheres procurem o serviço e façam o seu agendamento”, reforça o gestor.

 

“O Governo do Piauí implantou esta ação para cobrir os vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi e para ajudar a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina, além de contribuir com a descentralização dos serviços”, lembra o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Assim que os resultados dos exames são disponibilizados, os mesmos são encaminhados às secretarias municipais para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso às mamografias.

Fonte: Governo do Piauí

Em alta