Piauí
Olimpíada Nacional em História do Brasil abre inscrições para estudantes da rede pública
Estão abertas as inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma das principais competições acadêmicas do país voltadas ao fortalecimento do ensino de História. Os estudantes de escolas públicas podem se inscrever gratuitamente até 24 de abril, por meio do site oficial da Olimpíada.
A ONHB é destinada a estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Promovida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a iniciativa aproxima os jovens do estudo de forma crítica, estimulando o interesse pela disciplina e ampliando a compreensão sobre o passado do Brasil.
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), por meio do programa Seduc Olímpica, oferece apoio às escolas durante o processo de inscrição e acompanha as equipes ao longo das etapas da competição, fortalecendo a participação e o protagonismo estudantil.
“As Olimpíadas estimulam a análise crítica dos estudantes e contribuem para a preparação para vestibulares, concursos e exames como o Enem. Nosso objetivo é alcançar um número cada vez maior de jovens, por isso estruturamos o Seduc Olímpica para incentivar a participação nessas competições”, destacou o secretário da Educação, Rodrigo Torres.
Como funcionam as fases da competição
As equipes devem ser formadas por um professor de História e três estudantes. O responsável pela inscrição poderá realizar alterações na composição da equipe diretamente no sistema, no período de 20 de fevereiro a 1º de maio de 2026.
A competição terá início em 4 de maio e será composta por seis fases on-line, cada uma com duração de uma semana, encerrando-se em 25 de maio. Durante as etapas, as equipes responderão a questões objetivas e interpretativas que exigem análise, argumentação e interpretação de fontes históricas, como textos, imagens, mapas e documentos, indo além da simples memorização de conteúdos.
A etapa final ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2026, de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP).
Vagas Olímpicas e acesso à universidade
O bom desempenho na ONHB pode garantir ingresso na Unicamp por meio do edital Vagas Olímpicas. Estudantes com melhor classificação podem conquistar acesso à universidade sem a necessidade de vestibular tradicional, mediante a realização de prova adicional.
Fonte: Governo do Piauí
-
Saúde23 horas atrásBrasil quer parceria com Índia para produção de remédios e vacinas
-
Piauí24 horas atrásFornecimento regular de água no litoral piauiense marca o Carnaval 2026
-
Saúde11 horas atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratar fenilcetonúria
-
Economia7 horas atrásFinanciamento de veículos cresceu 9,2% em janeiro
