Piauí
Laboratório Central do Piauí recebe sequenciador genético e amplia capacidade de monitoramento de doenças
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) ampliou a capacidade tecnológica da saúde pública estadual com a aquisição de um sequenciador genético de última geração para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI). O investimento foi viabilizado por meio do Novo PAC e posiciona o estado em um novo patamar dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), alinhando o laboratório piauiense aos mais avançados do país na área de diagnóstico molecular.
Com a incorporação do equipamento MiSeq i100 Plus, o Lacen-PI passa a contar com maior capacidade de detecção e monitoramento de variantes virais e de bactérias multirresistentes. A tecnologia permite a geração de maior volume de dados em menos tempo, com resultados mais robustos e confiáveis, além de otimizar as rotinas laboratoriais e reduzir custos operacionais.
Para o secretário de Estado da Saúde, Dirceu Campêlo, a modernização fortalece a vigilância laboratorial e contribui para decisões mais rápidas e precisas em saúde pública. “Na prática, o novo sequenciador amplia a capacidade de resposta do Estado diante de surtos e eventos sanitários relevantes, garantindo diagnósticos mais modernos e maior agilidade no enfrentamento de ameaças à saúde coletiva”, destacou.
A iniciativa representa o fortalecimento da autonomia tecnológica do Piauí e amplia a capacidade de antecipação e enfrentamento de eventos sanitários relevantes, reforçando a segurança da população e consolidando o investimento em ciência aplicada ao cuidado com as pessoas.

Fonte: Governo do Piauí
-
Economia23 horas atrásPortos brasileiros movimentaram 1,4 bi de toneladas de cargas em 2025
-
Esportes23 horas atrásBrasil estreia no esqui cross-country, mas não se classifica à final
-
Educação23 horas atrásSelo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem resultado divulgado
-
Educação23 horas atrásGoverno federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026
