Nossas redes sociais

Piauí

Grupo de Trabalho discute cadeia produtiva no Seminário “Piauí, Doce Mel”

Redação

Postado

em

Com o foco na elaboração de um projeto para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, organizou o Seminário “Piauí, Doce Mel”. O evento aconteceu nesta quarta-feira (22), no Auditório da Escola Fazendária.

A proposta do Seminário é articular os entes governamentais e as instituições de ensino, por meio da SEDUC, Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), Secretaria de Assistência Social do Piauí (SASC), Investe Piauí, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e (Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que formaram um grupo de trabalho para alinhar projetos e os Termos de Cooperação Técnica e Termos de Convênio.

Presente na abertura dos grupos de trabalho, o secretário da Educação, Washington Bandeira, pontuou a participação da Seduc no fomento à educação técnica para este ciclo econômico.

Seminário “Piauí, Doce Mel” ocorreu nesta quarta-feira (22)

“O fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Piauí se inicia na fase da educação com a capacitação e formação técnica. A Educação, neste processo, tem o papel de ir além por meio da promoção da educação profissional resultando em uma formação qualificada para todos os envolvidos. A iniciativa é salutar para o desenvolvimento econômico desta cadeia no Estado e devemos avançar com o grupo de trabalho para gerar ações para crescimento tendo o apoio técnico, agregação de valor, fomento, inclusão de comunidades e, por fim, da atração de investidores”, declarou.

A produção de mel de abelha no Piauí está, atualmente, concentrada nos Territórios da Serra da Capivara, Vale dos Rios Itaim, Canindé e Guaribas.

Segundo Paulo Henrique Pinheiro, superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da SEDUC, após a conclusão do Seminário, o Grupo de Trabalho interinstitucional deverá apresentar a estrutura de capacitação e fomento para alavancar de forma mais forte a atividade de exportação do mel no Estado. “Reunimos diversos atores para articular ações de incentivo à cadeia produtiva do mel por meio da oferta de cursos de capacitação. Entendemos que há uma margem de crescimento significativo a ser explorada com a implementação de políticas públicas de capacitação e incentivo à atividade. O projeto tem como meta capacitar 5 mil pequenos produtores de mel no Piauí, bem como potencializar a produção e exportação do mel de abelha a partir da capacitação”, finalizou o gestor.

 

Secretário de Educação, Washington Bandeira

Secretários e gestores durante a realização do seminário

Fonte: Governo do Piauí

Em alta