Nossas redes sociais

Piauí

Com crescimento de 218% em três anos, operações aéreas fortalecem segurança pública e defesa social no Piauí

Postado

em

A Gerência de Operações Aéreas (GOA), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), consolidou, em 2025, o maior volume de ações com emprego da aeronave Esquilo multimissão, operada pelo Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer), da Polícia Militar do Piauí. Ao todo, foram 59 missões realizadas no ano, reforçando o combate à violência, aos crimes ambientais e ampliando a capacidade de resposta em situações de risco à vida.

Os números evidenciam crescimento expressivo nas operações integradas com as forças de segurança pública. Em 2023, foram 16 ações conjuntas. Em 2024, o total saltou para 37, um aumento de 131%. Já em 2025, o número chegou a 51 operações, avanço de 38% em relação ao ano anterior e de 218% na comparação com 2023.

Foto: Gerência de Operações Aéreas

No enfrentamento a incêndios florestais de grandes proporções, o helicóptero também ampliou sua presença. Foram seis missões em 2023 e seis em 2024. Em 2025, o total subiu para oito ocorrências, crescimento de 33% em relação ao ano anterior.

Além do patrulhamento preventivo diário, a aeronave atua no apoio a operações integradas, no resgate e remoção aeromédica, além do apoio incêndios florestais sob acionamento Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Corpo de Bombeiros (CBMEPI).

Foto: Gerencia de Operações Aéreas

O gerente de operações aéreas da SSP, coronel Clayton Gomes, explica que a atuação é ampla. “Fazemos o policiamento ostensivo, preventivo, mas também repressivo, quando é o caso. E estamos também preparados para transportar pessoas, quando há necessidade por acidente ou coisa do tipo, que exige uma intervenção médica mais rápida”, afirmou.

Patrulhamento e capacitação

Durante o último Carnaval, a GOA reforçou o patrulhamento das festas no litoral do estado. O helicóptero permaneceu de prontidão para resgates e deu suporte às forças de segurança que atuaram na região.

Foto: Gerência de Operações Aéreas

No período, os tripulantes também realizaram treinamento de salvamento aquático, com policiais e bombeiros militares integrantes do Bopaer. As atividades ocorreram na Lagoa do Portinho e na orla marítima.

“Isso mostra o emprego da aeronave em diversas situações, demonstrando mais uma vez o quanto ela é importante para a segurança pública e defesa social”, concluiu o coronel.

Fonte: Governo do Piauí

Continue Lendo

Em alta