Piauí
Com apoio da SAF, circuito de feiras promove comercialização de produtos da agricultura familiar no Território dos Cocais
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, participou, no último sábado (29), do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Projetos de Vida do Território dos Cocais em São João do Arraial. O circuito promove feiras nos municípios do território com o objetivo de impulsionar a comercialização local. Segundo a secretária, a feira abre mais portas para os agricultores conseguirem comercializar seus produtos.
“Esse espaço traz os produtos da agricultura familiar, viabiliza esse intercâmbio, essa troca de experiências entre os agricultores e aqui nós podemos ver toda a diversidade da produção da agricultura familiar. Esse movimento de feiras tem se ampliado cada vez mais no estado do Piauí e vários municípios têm promovido as suas. Com os territórios se juntando, isso é importante para a agricultura familiar, porque é mais um espaço de comercialização que se abre e, com isso, os agricultores podem trazer sua produção e vender”, declarou.
O coordenador do Centro Cocais, Mauro Rodrigues, destaca que a feira de São João do Arraial é a segunda do território – a primeira foi em Esperantina. Ele citou que o evento teve um olhar para diferentes aspectos. “A feira reúne diversas questões, desde a comercialização, da troca de experiências, até capacitações, palestras e empreendedorismo para a comunidade em geral”, pontuou.
O agricultor Marrones Semeão, de São João do Arraial, levou produtos para comercializar na feira e celebrou a oportunidade de comercializar os alimentos que cultiva de forma agroecológica, sem o uso de agrotóxicos.
“É importante para a nossa região, porque podemos estar expondo os nossos produtos, que são produzidos por nossos produtores, eles podem estar ganhando seu sustento, sua renda familiar, vendendo o seu produto aqui na nossa região”, citou.

A feira é uma iniciativa do Centro Cocais, em parceria com a Prefeitura Municipal de São João do Arraial, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Arraial, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Escola Família Agrícola (EFA) Cocais, da Secretaria da Educação (Seduc), da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb) e do Conselho Territorial dos Cocais.
Fonte: Governo do Piauí
-
Piauí24 horas atrásPiauí amplia malha aérea e registra crescimento de mais de 500% em voos regionais
-
Mundo23 horas atrásEstudo mostra impacto de vídeos curtos no desenvolvimento infantil
-
Piauí20 horas atrásPiauí reduz pobreza e fortalece segurança alimentar: número de refeições servidas em restaurantes populares chegou a 2,6 milhões
-
Piauí22 horas atrásEficiência na saúde: Piauí é o primeiro estado a cumprir 100% das metas de detecção precoce do câncer
