Quarta, 17 de Agosto de 2022
34°

Nuvens esparsas

Teresina - PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate situação de imigrantes brasileiros vindos dos EUA

Billy Boss/Câmara dos Deputados Monteiro: em um voo com 201 deportados, 90 eram crianças e adolescentes A Comissão de Relações Exteriores e de De...

27/06/2022 às 23h35
Por: Amarildo de Jesus costa Mota Junior Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Monteiro: em um voo com 201 deportados, 90 eram crianças e adolescentes - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
Monteiro: em um voo com 201 deportados, 90 eram crianças e adolescentes - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (30) para debater os impactos da imigração e as condições de detenção e deportação de imigrantes brasileiros vindos dos Estados Unidos.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que pediu a audiência, disse que, com a crise vivida pelo Brasil nos últimos anos, altas taxas de inflação e desemprego, "reacendeu a grande chama da imigração, onde milhares de brasileiros e brasileiras buscam terras estrangeiras atrás do sonho de mais oportunidades e uma vida melhor".

De acordo com os dados oficiais da Polícia Federal, citados pelo deputado, só em 2020 e 2021 foram 1.304 brasileiros repatriados em deportação, vindos dos Estados Unidos.

"No entanto, em janeiro de 2022, um novo e preocupante perfil foi revelado, em um voo com 201 deportados, 90 eram crianças e adolescentes menores de 18 anos. A quantidade de menores deportados é inédita, e segue a rigorosa linha contra a imigração ilegal adotada pelo ex-presidente americano Donald Trump e mantida no atual governo Joe Biden", disse Monteiro.

Racismo
Ainda segundo o deputado, com a crescente onda de prisões e deportações, também tem crescido o número de denúncias de humilhação, racismo e maus-tratos sofridos por brasileiros ao tentar cruzar a fronteira, além dos abusos sofridos pelos imigrantes nos centros de detenção americanos, inclusive nos voos de deportação.

"É essencial que esta Casa utilize de suas prerrogativas a fim de discutir esta situação e propor soluções para garantir oportunidades para os brasileiros no nosso próprio País. E caso queiram buscar a construção de uma nova vida no exterior, que seja garantido o acesso à saúde, à segurança e ao bem-estar de nossos cidadãos, onde quer que estejam", observou.

Debatedores
Confirmaram presença no debate:
- o diretor do Departamento Consular da Secretaria de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, ministro Aloysio Mares Dias Gomide Filho;
- a professora na Universidade Vale do Rio Doce (Univale) Sueli Siqueira;
- o professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Júlio da Silveira Moreira;
- a empreendedora social, juíza de paz nos EUA e representante dos brasileiros no exterior, Ester Sanches Naek;
- o CEO do jornal Brazilian Times, Edirson Paiva; e
- o professor PhD e cônsul honorário do Brasil no Texas, César Rossatto.

Hora e local
O debate será às 9h30, no plenário 3.

Veja também
Teresina - PI Atualizado às 13h29 - Fonte: ClimaTempo
34°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 36°

Qui 36°C 19°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 37°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes