Mundo
Doença não diagnosticada no Congo põe crianças e desnutridos em risco

Uma doença misteriosa na República Democrática do Congo está se espalhando principalmente entre as crianças e colocando em risco pessoas gravemente desnutridas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que enviou especialistas à região para investigar o surto.
Em atualização publicada na noite de domingo (8), a OMS disse que 406 casos da doença foram registrados entre 24 de outubro e 5 de dezembro, 31 dos quais resultaram em mortes.
Os sintomas da doença, cuja causa não foi estabelecida, são febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dores no corpo. A doença está se espalhando na zona de saúde de Panzi, na província de Kwango, no sudoeste do Congo.
Todos os casos graves foram registrados em pessoas gravemente desnutridas e a maioria dos casos relatados era em crianças, especialmente aquelas com menos de cinco anos de idade, disse a OMS.
“A área é rural e remota, com acesso ainda mais dificultado pela atual estação chuvosa”, acrescentou a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU). “Esses desafios, juntamente com os diagnósticos limitados na região, atrasaram a identificação da causa subjacente.”
O comunicado diz que a malária é comum na área e pode contribuir para os casos. Os especialistas dizem que é possível que mais de uma doença esteja contribuindo para os casos.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Fonte: Agência Brasil
-
Educação19 horas atrás
Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina amanhã
-
Esportes18 horas atrás
Brasil atropela República Dominicana e avança às quartas da AmeriCupW
-
Economia24 horas atrás
Haddad se reunirá com ministros da Argentina, Rússia e China
-
Justiça23 horas atrás
AGU vai ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF