Mundo
Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã deste sábado (9) em que afirma que o governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de violência em Moçambique.
Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições realizadas no início de outubro têm se enfrentado no país africano, e há registro de mortes e dezenas de feridos.
“Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático”, diz o governo brasileiro.
A Comissão Nacional de Eleições declarou vencedor Daniel Chapo, da frente de libertação de Moçambique (Frelimo), partido do atual presidente, Filipe Nyusi.
Entretanto, manifestantes apoiadores de Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), contestam o resultado, e o candidato se declara vencedor do pleito.
De acordo com a Agência de Informações de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), na capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira.
Fonte: Agência Brasil
-
Esportes2 horas atrás
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
-
Economia3 horas atrás
BC vende US$ 845 mi das reservas internacionais para segurar dólar
-
Educação3 horas atrás
Uma a cada 3 famílias diz que filhos não aprendem o esperado na escola
-
Saúde9 horas atrás
Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana