Justiça
STF remarca para junho julgamento sobre descriminalização de drogas
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para 1° de junho a retomada do julgamento que trata da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.
O caso seria analisado nesta semana, mas foi adiado em função do julgamento do ex-senador Fernando Collor.
A questão começou a ser analisada em 2015, mas foi paralisada por um pedido de vista.
O caso trata da posse e do porte de drogas para consumo pessoal, infração penal de baixa gravidade que consta no artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). As penas previstas são brandas: advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento a programa ou curso sobre uso de drogas.
Até o momento, três ministros – Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes – votaram, todos a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas.
O recurso sobre o assunto possui repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.
Fonte: Agência Brasil
-
Economia12 horas atrásFraudes ligadas à Copa quase dobram e acendem alerta para 2026
-
Piauí21 horas atrásBerço do homem americano: Serra da Capivara completa 47 anos como patrimônio mundial
-
Saúde13 horas atrásUso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira
-
Piauí21 horas atrásHospital Estadual em Esperantina supera marca de 1.500 cirurgias realizadas em 2026
