Economia
Batata, ovos e verduras reduzem pressão inflacionária em agosto em SP
A queda dos preços dos tubérculos, ovos e verduras reduziu a pressão sobre a inflação de agosto no estado de São Paulo, segundo a pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas), feita juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Os três gêneros alimentícios foram os responsáveis pela deflação de 1,43% no mês passado, acumulando uma queda de 4,42% nos últimos 12 meses.
“Com a boa safra e mais variedade nas gôndolas, conseguimos perceber que os produtos in natura deram um alívio importante no bolso do consumidor”, avaliou Acácio Maciel, diretor regional da Apas em Campinas.
No caso dos tubérculos, a retração foi de 6,98% em agosto, o que resultou em uma queda de 13,83% no acumulado de 2025 e de 37,53% em 12 meses. A batata retrocedeu 5,49% no mês.
A justificativa para os preços é o cenário de abundância na oferta dos produtos, com preços menores em razão das colheitas e condições climáticas apropriadas.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A cebola registrou uma queda de 11,11%, um dos destaques do mês. Já os ovos caíram 3,6% em agosto, quinto mês consecutivo de queda. Mas ainda acumulam alta de 11,83% no ano e de 17,01% em 12 meses. A explicação é que os custos altos de ração e energia seguem pressionando o setor.
Por fim, as verduras tiveram queda de 5,82% em agosto, permanecendo praticamente estáveis no acumulado do ano (0,18%) e em 12 meses (1,42%).
Fonte: Agência Brasil
-
Piauí20 horas atrásSesapi amplia número de leitos nos hospitais da rede estadual entre 2022 e 2025
-
Esportes19 horas atrásRádio Nacional transmite Fla-Flu pelo Campeonato Carioca
-
Piauí18 horas atrásExposição de trabalhos em madeira resinada é destaque na Casa do Artesão a partir desta segunda (26)
-
Brasil16 horas atrásTradicional hotel de luxo é implodido no centro de Brasília
