Nossas redes sociais

Piauí

Missão visita litoral para diálogo com comunidades sobre obras de requalificação da orla da Praia de Atalaia

Postado

em

Equipes da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estiveram em Luís Correia, de 2 a 6 de fevereiro, para missão técnica do Programa Piauí Verde e Sustentável. Na agenda, foram realizadas visitas técnicas e diálogos com comunidades locais. A programação incluiu a Praia de Atalaia, a Prefeitura de Luís Correia e órgãos ligados à preservação ambiental da região.

As visitas iniciaram na quarta-feira, 4 de fevereiro, com passagens pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia. A proposta foi realizar escutas qualificadas junto a organizações que atuam diretamente no litoral do estado, com o objetivo de compreender demandas locais e construir frentes de trabalho sustentáveis para a região, considerando os futuros investimentos previstos.

Foto: Emily Dutra

Um dos destaques da missão foi a visita à Escola do Mar, localizada em Parnaíba e inaugurada em outubro de 2024 pelo Governo do Piauí, com foco no desenvolvimento regional e nas potencialidades relacionadas à pesca e à pesquisa marítima. Na manhã da quinta-feira, 5 de fevereiro, iniciaram as atividades da oficina de revitalização da orla da Praia de Atalaia, com a apresentação do Programa Piauí Verde e Sustentável, seus objetivos e diretrizes. Também foram compartilhados estudos de caso e experiências de projetos de requalificação urbana semelhantes, além de iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Tartarugas do Delta.

Daniel Wagner, gerente sênior de projetos da AFD Brasil, destacou a importância do momento. Segundo ele, o espaço foi utilizado para a realização de oficinas com consultores do governo, população local, produtores, como as marisqueiras, e representantes da sociedade civil.

Foto: Emily Dutra

“Dentre todas as missões que estamos realizando em Luís Correia esta é a mais importante, pois é o momento de ouvir a população, tanto a sociedade civil organizada quanto aqueles que frequentam, trabalham e gostam da Praia de Atalaia, e que serão beneficiados futuramente com a implantação do projeto”, afirmou.

A construção coletiva do projeto de revitalização de um dos principais cartões-postais do estado tem caráter participativo e reflete a política adotada pelo governador Rafael Fonteles.

O médico-veterinário do Instituto Tartarugas do Delta, Igor Carvalho Santos, ressaltou a relevância da iniciativa. “Conhecer o projeto de revitalização da Praia de Atalaia nos anima muito. Ficamos felizes em ver que o meio ambiente está sendo levado em consideração e, ao participarmos ativamente, conseguimos observar a importância tanto para o turismo quanto para a preservação ambiental”, destacou.

Foto: Emily Dutra

A vendedora ambulante Patrícia Veras também avaliou positivamente a experiência. Ela contou que se sentiu acolhida pela equipe de consultores e pelos representantes do poder estadual. “Pela primeira vez fomos ouvidos da forma certa e tivemos a oportunidade de expor nossas reclamações e ideias para a melhoria da orla”, comentou. Segundo ela, a expectativa é de um novo momento para o turismo local, com mais qualidade e melhores condições tanto para os visitantes quanto para a comunidade.

Já a presidente da Associação das Marisqueiras de Luís Correia, Laelia Araújo, destacou a importância da oficina. “A discussão sobre a nova orla foi muito boa e nossa luta é para que possamos ter um espaço adequado para vender nossos produtos”, afirmou.

A oficina foi ministrada pelo consultor Vasco Costa, arquiteto e urbanista da empresa contratada pela AFD para desenvolver o projeto de requalificação da orla da Praia de Atalaia. “O objetivo da oficina foi apresentar os desafios relacionados a esse grande investimento, compartilhar exemplos semelhantes para inspirar o público e reunir diferentes atores para trabalharem juntos, propondo ideias para o processo de requalificação”, explicou.

Foto: Emily Dutra

Objetivo da missão

O principal objetivo da missão foi preparar a assinatura do contrato de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A agenda reuniu equipes técnicas do Estado e da agência internacional para alinhar aspectos formais, revisar documentos e definir prioridades para a execução do programa, incluindo as visitas ao litoral e o diálogo com as comunidades.

Participam desse processo as secretarias de Turismo (Setur), Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agricultura Familiar (SAF), além da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), da Secretaria das Mulheres (Sempi) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O Programa Piauí Verde e Sustentável está estruturado em ações voltadas ao ecoturismo, meio ambiente, apoio às comunidades tradicionais, iniciativas de gênero e desenvolvimento social, com destaque para o ecoturismo no litoral. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com um modelo de desenvolvimento sustentável, que alia preservação ambiental, inclusão social e fortalecimento da economia local.

Fonte: Governo do Piauí

Continue Lendo

Em alta