Piauí
SAF avança com o Programa Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis no Piauí
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí marcou presença esta semana na reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar, em Brasília. O encontro, vinculado ao Consórcio Nordeste, reuniu secretários estaduais da Agricultura Familiar dos nove estados nordestinos e representantes de diversos ministérios do Governo Federal, para alinhar estratégias voltadas para o Programa Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste).
Apresentado como uma estratégia de fortalecimento territorial, o PAS Nordeste visa impulsionar políticas públicas em 81 territórios do Brasil. A proposta é desenvolver ações integradas que envolvem assistência técnica, fomento à produção, acesso a tecnologias, comercialização em mercados institucionais e tradicionais, além da estruturação de redes de escoamento e venda dos produtos da agricultura familiar.
Para a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, o PAS Nordeste é uma iniciativa fundamental para a produção e o consumo de alimentos saudáveis. “É um programa que fortalece a produção e o consumo de alimentos, onde todos são produzidos pela agricultura familiar. O programa também nos traz o reconhecimento e o fortalecimento das estratégias de desenvolvimento territorial, reforçando os colegiados como espaços de governança para discussão e aplicação das políticas públicas”, apontou.
A gestora reforçou, ainda, que o diferencial da iniciativa está na regionalização das políticas. “A ideia é construir um Plano Safra Territorial, adequado às atividades econômicas mais viáveis em cada região, garantindo que cooperativas e associações consigam acessar linhas de crédito voltadas à agricultura familiar”, explicou.

Esse planejamento regionalizado tem como finalidade assegurar que os recursos financeiros cheguem de forma eficiente às comunidades rurais, fortalecer suas atividades produtivas específicas, promover a organização local e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em cada território. No Piauí, o próximo passo será a criação do comitê estadual de articulação do PAS Nordeste, que contará com a participação de diversas entidades governamentais e instituições da sociedade civil.
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, também esteve presente na apresentação do programa durante um webinar que reuniu mais de 2 mil representantes dos estados nordestinos beneficiados.
Além da apresentação, o evento promoveu debates sobre iniciativas estratégicas para a agricultura familiar, como o Circuito Nordestino de Feiras, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa do Biodiesel.
Fonte: Governo do Piauí
-
Economia23 horas atrásEmpresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet
-
Piauí21 horas atrásPiauí amplia malha aérea e registra crescimento de mais de 500% em voos regionais
-
Piauí17 horas atrásPiauí reduz pobreza e fortalece segurança alimentar: número de refeições servidas em restaurantes populares chegou a 2,6 milhões
-
Piauí23 horas atrásGoverno do Estado investe mais de R$ 300 milhões na infraestrutura hídrica e reforça combate à seca no Piauí
