Piauí
CapacitIA inicia 15ª turma com foco em inovação na inclusão, cultura e esporte
O Governo do Piauí deu início, nesta segunda-feira (19), na Escola Fazendária, à 15ª turma do CapacitIA, programa de formação em inteligência artificial voltado para servidores do estado. Nesta edição, participam trabalhadores da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), todos integrantes do eixo de Desenvolvimento Social. A formação segue até a próxima sexta-feira (23).
O curso, com carga horária de 20 horas, tem como objetivo capacitar os servidores para aplicar ferramentas de IA na gestão pública, otimizando processos, fortalecendo políticas públicas e melhorando o atendimento aos cidadãos. A diversidade de perfis dos participantes desta edição revela como a inteligência artificial pode contribuir para áreas sensíveis como acessibilidade, identidade digital, cultura e desporto.
Kelson Brito, coordenador do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, um posto Seid, localizado dentro do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), relatou suas expectativas. “Lá, nós trabalhamos com identidade digital. A nossa expectativa é exatamente aprimorar o nosso atendimento e facilitar o atendimento ao nosso público. Por isso eu vim buscar conhecer a inteligência artificial de uma forma mais aprofundada”, afirmou.

A assessora técnica e coordenadora de Trabalho, Emprego, Renda e Lazer para o Desporto na Seid, Camila Marques, reforçou a importância de unir conhecimento pessoal e institucional. “Fiquei muito empolgada com esse curso, porque eu já utilizo a inteligência artificial no meu dia a dia. Imagino que vai ser uma ótima oportunidade de aprender ainda mais e aplicar na gestão pública, para otimizar os processos e atender as pessoas com deficiência, assim como eu. E não só elas, mas todos os cidadãos piauienses que precisam de serviços com mais autonomia e eficiência, como a gestão pública espera de nós”, declarou a jovem, que é deficiente visual.

CapacitIA
O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí que visa capacitar servidores públicos no uso de inteligência artificial como ferramenta estratégica de modernização administrativa. O programa é dividido em três fases: a Masterclass, voltada para gestores; o curso de 20 horas, para aplicação prática com os servidores das secretarias; e a fase final, destinada ao desenvolvimento de soluções como assistentes virtuais e sistemas automatizados.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e com apoio do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).
Fonte: Governo do Piauí
-
Piauí22 horas atrásNovas regras para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas entram em vigor em agosto
-
Esportes24 horas atrásGana segura Inglaterra e duelo de líderes do Grupo L não sai do zero
-
Política24 horas atrásLula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo
-
Economia23 horas atrásDólar sobe para R$ 5,18 e atinge maior valor desde fim de março
