Piauí
Profissionais de Contabilidade destacam que melhoria dos serviços da Junta Comercial do Piauí impulsiona novos negócios
Os avanços promovidos pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) têm sido amplamente reconhecidos pelos profissionais de contabilidade e empresários. A modernização dos serviços tem garantido mais agilidade e menos burocracia para quem deseja abrir ou regularizar empresas, criando um ambiente de negócios mais favorável no estado.
O contador Gustavo Steiner relembra as dificuldades enfrentadas antes das inovações implementadas pela Jucepi. “Era muito burocrático, com poucos analistas para cuidar dos processos. Você precisava chegar cedo à junta e a abertura de uma empresa levava de quatro a seis meses. Além disso, a autenticação de livros contábeis demorava até 18 dias”, comentou o profissional.
Essa realidade, no entanto, mudou significativamente com a digitalização dos processos. “A Junta Comercial fez parceria com todos os órgãos envolvidos e unificou tudo em único sistema, por meio do site Piauí Digital. Hoje, uma empresa que antes levava até seis meses para ser aberta pode ser formalizada em até 48 horas, caso seja de baixo risco. Livros contábeis que antes demoravam dias para serem autenticados agora saem no mesmo dia”, ressaltou Steiner.
O contador Bruno Leal também destacou os benefícios das melhorias implementadas. “Os livros automáticos facilitaram muito a vida dos contadores e dos clientes. Antes, o livro manuscrito precisava ser colado folha por folha e aguardava semanas para a autenticação. Hoje, pagamos a taxa, a compensação ocorre no mesmo dia e, em minutos, já temos o documento autenticado. Isso é fundamental para quem precisa registrar balanços e outras documentações importantes”, explicou o profissional.
Além da autenticação ágil dos livros contábeis, os serviços da Jucepi passaram por um processo de digitalização que abrange a emissão de certidões e segundas vias, reduzindo significativamente o tempo de espera. “Já dei entrada em livros que levavam de 15 dias a um mês para serem autenticados. Hoje, esse processo é concluído em menos de 15 minutos. Essa rapidez impressiona até profissionais de outros estados”, afirmou Bruno Leal.

Integração com outros órgãos
Outro ponto destacado pelos contadores foi a integração dos serviços da Jucepi com outros órgãos, como Receita Federal, estados e municípios, tornando a abertura, baixa e alteração de empresas mais ágeis e descomplicadas. Além disso, a Junta Comercial também investiu em capacitação profissional, promovendo cursos e palestras para contadores e empresários.

“Saímos da era pré-histórica para a era digital. Hoje, 100% dos serviços podem ser realizados remotamente, com exceção de empresas de alto risco, que necessitam de aprovação do Corpo de Bombeiros. O maior benefício é que as empresas conseguem entrar em operação rapidamente, gerando faturamento e arrecadação para o estado. Para os contadores, a desburocratização dos processos facilita muito nosso trabalho”, completou Gustavo Steiner.
Com todas essas inovações, o Piauí se destaca nacionalmente pela agilidade e eficiência na abertura e regularização de empresas, promovendo um ambiente de negócios mais saudável, seguro e propício ao crescimento econômico.
Fonte: Governo do Piauí
-
Economia24 horas atrásEmpresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet
-
Piauí22 horas atrásPiauí amplia malha aérea e registra crescimento de mais de 500% em voos regionais
-
Piauí18 horas atrásPiauí reduz pobreza e fortalece segurança alimentar: número de refeições servidas em restaurantes populares chegou a 2,6 milhões
-
Piauí24 horas atrásGoverno do Estado investe mais de R$ 300 milhões na infraestrutura hídrica e reforça combate à seca no Piauí
