Piauí
Sasc lança programa para combater desnutrição infantil e fortalecer a proteção social no Piauí – pi.gov
 
																								
												
												
											 
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta terça-feira, o lançamento do Programa de Enfrentamento à Desnutrição Infantil e de Fortalecimento da Proteção Social. A iniciativa é fruto de uma pactuação entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Sasc, da Secretaria da Saúde (Sesapi), das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social com os 110 municípios prioritários do Estado. O objetivo é implementar ações técnicas intersetoriais e integradas voltadas à redução da desnutrição infantil e ao fortalecimento das redes de proteção social.
O lançamento contou com a presença de prefeitos, gestores municipais da Assistência Social e da Saúde, além de técnicos das respectivas áreas.
Durante a ocasião, a superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, destacou a importância da adesão dos municípios ao programa. “Hoje nós vamos lançar o programa aos 110 municípios. Eles terão um prazo até abril para aderirem. Após isso, iniciaremos um trabalho de identificação das crianças em situação de desnutrição, avaliando quais programas podem acolhê-las e incluir também suas famílias, para que possamos reduzir ao máximo a desnutrição no Piauí”, afirmou.
O programa tem como foco a realização de uma força-tarefa para identificar, monitorar e incluir em programas sociais as famílias que possuem crianças de 0 a 6 anos em situação de desnutrição. Essa mobilização contará com a participação das equipes municipais do Programa Criança Feliz, agentes comunitários de saúde, equipes de saúde da família e técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Além disso, haverá articulação com iniciativas da agricultura familiar e do fomento ao empreendedorismo para garantir suporte alimentar e financeiro às famílias.

Atualmente, o Piauí possui 305.984 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, das quais 13.024 estão em situação de desnutrição. A secretária da Sasc, Regina Sousa, ressaltou a relevância do programa para alcançar as comunidades mais vulneráveis. “Junto com a Secretaria da Saúde e as secretarias municipais, precisamos chegar aos pequenos povoados e comunidades pouco conhecidas, onde há muitas crianças que, muitas vezes, são invisíveis para o Estado. Esse programa vai nos ajudar a identificar essas crianças e oferecer o apoio necessário”, declarou.
Durante o evento, também foi apresentado o aplicativo Piauí Primeira Infância, uma ferramenta que permite acompanhar a saúde, a educação e a assistência social das crianças de até 6 anos e suas famílias. O aplicativo será um importante aliado na implementação do programa, facilitando o monitoramento e a execução das ações nos municípios participantes.
- 
																	   Economia10 horas atrás Economia10 horas atrásCNI: encontro Lula-Trump representa "avanço concreto" em negociações 
- 
																	   Educação10 horas atrás Educação10 horas atrásPND 2025: prova para professores é aplicada hoje em 750 cidades 
- 
																	   Esportes24 horas atrás Esportes24 horas atrásSérie C: Ponte Preta conquista 1º título nacional de sua história 
- 
																	   Esportes11 horas atrás Esportes11 horas atrásRádio Nacional acompanha Botafogo x Santos ao vivo neste domingo 

 
											 
											 
											 
											