Piauí
Governo do Estado entrega ampliação do abastecimento de água na zona rural de Anísio de Abreu

Nesta segunda-feira (23), o governador Rafael Fonteles entregou a ampliação do sistema de abastecimento de água na zona rural do município de Anísio de Abreu, um passo importante para a melhoria das condições de vida de centenas de famílias. A inauguração oficial aconteceu na localidade Barreiro do Doucas, um dos mais de 15 povoados beneficiados diretamente com a obra.
A ampliação do sistema de abastecimento faz parte de um esforço contínuo do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, para garantir o acesso à água potável em uma das regiões mais afetadas pela escassez hídrica. Segundo o governador, o abastecimento de água sempre foi uma das principais demandas da população rural de Anísio de Abreu. Ainda de acordo com o gestor, a obra visa reduzir a dependência de caminhões-pipa, especialmente em períodos de seca.
“Nos últimos anos, o Governo do Estado e a Prefeitura de Anísio de Abreu realizaram uma série de intervenções para garantir o abastecimento de água nas áreas rurais. No total, 26 comunidades passaram a ser atendidas com água de qualidade, praticamente universalizando o abastecimento na zona rural. O fornecimento regular de água representa um avanço significativo, não só pela melhoria da infraestrutura, mas pela garantia de um direito fundamental da população, que é o acesso a um recurso essencial para a vida”, destacou Rafael Fonteles.
A obra, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir), teve investimento de R$ 1,7 milhão, beneficiando centenas de famílias. “O prefeito Raimundo Nei sempre foi um grande defensor da importância dessa obra. Esta entrega representa uma grande melhoria na vida da população de Anísio de Abreu, especialmente para aquelas famílias que, por anos, sofreram com a escassez de água”, afirmou Firmino Paulo, secretário de Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Estado.
Segundo o prefeito Raimundo Nei, a obra não só contribui para a resolução de um problema histórico, como também visa melhorar a saúde pública e a qualidade de vida da população rural. “O abastecimento de água é um direito básico e estamos cumprindo nosso compromisso de proporcionar a infraestrutura necessária para que a população tenha acesso a esse bem tão precioso. Além disso, obras como essa geram economia às famílias e ao município, pois permitem que elas não dependam mais de caminhões-pipa”, destacou o prefeito municipal.

Em depoimentos durante a inauguração, moradores como Claudina Lima expressaram a felicidade pela melhoria nas condições de vida de sua comunidade. “Isso é muito bom. Só tenho a agradecer. Agora, temos água de qualidade chegando diretamente às nossas casas, o que facilita muito nosso dia a dia”, finalizou.
Fonte: Governo do Piauí
-
Economia10 horas atrás
Censo mostra renda menor de indígenas e nas regiões Norte e Nordeste
-
Economia19 horas atrás
Depois de queda em agosto, inflação oficial sobe 0,48% em setembro
-
Educação13 horas atrás
Falta um mês para o primeiro dia de provas do Enem 2025
-
Esportes10 horas atrás
Estudantes-atletas conciliam múltiplas tarefas para seguir no esporte