Brasil
Portaria detalha concessão de visto e residência a ucranianos

Portaria dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Justiça e Segurança Pública (MJ) detalha como deve ser feita a concessão de visto temporário e da autorização de residência “para fins de acolhida humanitária” a ucranianos e apátridas que tenham sido “afetados ou deslocados” em decorrência do conflito armado na Ucrânia.
A portaria interministerial nº 36 foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (14) e vigorará até 31 de dezembro de 2024. Ela prevê vistos temporários com prazo de até 180 dias.
De acordo com o texto, “o visto temporário para acolhida humanitária poderá ser concedido aos nacionais ucranianos e aos apátridas afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia”.
O imigrante apátrida deve iniciar o processo de reconhecimento da condição de apátrida junto ao Ministério da Justiça por meio do sistema SisApatridia, disponível na plataforma Gov.br, em até 90 dias após seu ingresso em território nacional. A portaria detalha também todas as documentações necessárias a serem apresentadas para a autoridade consular, tanto para visto temporário como para autorização de residência.
Fonte: Agência Brasil
-
Mundo19 horas atrás
Paquistão diz ter abatido 25 drones; Índia repeliu retaliação
-
Saúde22 horas atrás
Inscrições para Mais Médicos terminam nesta quinta-feira (8)
-
Mundo14 horas atrás
Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
-
Brasil14 horas atrás
Feira da Reforma Agrária oferece alimentos produzidos por acampamentos